resumo da aula

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

resumo da aula

Mensagem por Gabriel Melo em Qua Ago 16, 2017 9:29 pm

O texto abordado foi sobre esporte cultura e hegemonia. Uma pergunta do professor que é importante ressaltar é “Qual a ligação do esporte na cultura e hegemonia?” de acordo com o texto se chega à conclusão que o esporte é um meio de manipulação de massa, ele tem um poder de intervenção social e em relação a hegemonia se compreende que o esporte é um aparelho privado de poder. Na verdade para se compreender esse texto se necessita de conhecimento anteriores.
    “Para Escobar e Taffarel (2009), é necessário entender as atividades esportivas como atividade não material”.  Neste ponto concordo com ambos, acredito que ao decorrer do tempo o esporte passou a perder sua característica primitiva, e começou a ser visto como um meio de ascensão social o que não foi intuito de sua criação e por isso volto a repetir não é o esporte que muda a sociedade, mas sim a sociedade que altera o esporte. Ele em si é uma atividade não material mas hoje não é mais.
    “A perspectiva predominante nas escolas é a do esporte de rendimento”. Dessa frase é importante dizer que realmente é isso que ocorre normalmente, as aulas de educação física para muitos alunos se resumem apenas em ir para a quadra e jogar algum tipo de esporte, mas na verdade vai muito além disso se necessita de aulas teóricas também, essa educação física que ocorre nas escolas muitas vezes não é culpa do professor(a) ou da instituição, mas sim de um padrão que se foi criado em relação a prática de esporte nas escolas que se vem passando de geração em geração e que pode sim ser  transformado, discordando assim do fato social de Emile Durkheim.
     Portanto, se conclui que o esporte se tornou um meio de ascensão social, serve como um ópio do povo, a maioria da população vê nele a fuga dos problemas sociais e o esporte se torna assim nada mais e nada menos que um meio de intervenção social, quando digo que o esporte perde suas características primitivas acho que me equivoquei na verdade são acrescentadas características a ele.

Gabriel Melo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum