Resumo da aula do dia 15/ 08

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resumo da aula do dia 15/ 08

Mensagem por DiegoCezar em Qua Ago 16, 2017 10:50 pm


O texto discutido na sala de aula abordava uma ligação interessante que foi, inclusive, ressaltada pelo professor, qual a relação entre o esporte, a cultura e hegemonia? A principal característica do esporte é que o mesmo é um meio de manipulação de massas e utiliza, principalmente, o amor pelo time e a necessidade de vencer para seduzir os apaixonados pelos esportes e apresenta um enorme poder de intervir socialmente. Com o passar dos anos o esporte atingiu um caráter hegemônico indicando assim, poder.
Em meados do Século XVIII a burguesia passa a utilizar o esporte como uma forma de ideologia para conseguir poder e com isso, passa a existir o espirito de competição dentro do esporte, essa característica se tornou ainda mais forte no período da guerra fria (Estados Unidos X União Soviética) onde o esporte foi se alterando em função da sociedade e a mesma se alternava em função do esporte.
Portanto, pode-se concluir que o esporte serve como ‘’ ópio do povo’’ (Expressão que originou-se na obra de Karl Marx chamada ‘’ Crítica da filosofia do direito de Hegel’’) e grande parte da população, vê no esporte uma oportunidade para fugir de seus problemas. Um ponto que mostra o qual grande é a influência do esporte na vida das pessoas é que o mesmo exerce uma influência no gosto das pessoas, no modo se de vestir, no modo de agir, etc. Com isso, pode-se perceber que o esporte acompanhou o desenvolvimento da sociedade e a influenciou.

DiegoCezar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum