Relatos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esporte, cultura corporal e hegemonia

Ir para baixo

Esporte, cultura corporal e hegemonia  Empty Esporte, cultura corporal e hegemonia

Mensagem por Letícia cunha Qui Ago 17, 2017 1:23 am

Aula do dia 15/08
*Esporte, cultura corporal e hegemonia
*Aluna: Letícia Cunha Santos

De certa forma o esporte está relacionado com a cultura e tendo como aparelho privado a hegemonia. Deve-se entender por aparelhos privados de hegemonia as seguintes organizações: sistema escolar, igrejas, partidos políticos, sindicatos etc. Foi visto que o esporte é abordado por atividade histórica e cultural bem desenvolvida, tendo como origem o processo de trabalho e desenvolvimento da cultura humana.
De acordo com pesquisas o domínio acontece através de aparelhos repressivos do Estado, como por exemplo, os militares. Já a direção intelectual e moral, se dá através de instituições que divulgam um tipo de ideologia dominante.
Discutirmos também sobre a relação da cultura com a hegemonia, que está inteiramente ligado a com a expressão "domínio cultural", pregada por Marx que havia avançado com a teoria de que o capitalismo industrial haveria de criar uma enorme classe operária e gerar recessões económicas que passam por várias etapas.




Aula do dia 15/08
*Esporte, cultura corporal e hegemonia
*Aluna: Larissa Cunha Santos

Os seres humanos se tornaram a partir da evolução biológica , aptos á realização de uma atividade chamada trabalho. Tinha a obrigação de produzir os meios de satisfação das necessidades humanas , a partir desses meios de satisfação que surgiu á produção de relações sociais o que adquiriu uma existência objetiva . A partir dessas relações sociais surgiu a apropriação dos fenômenos culturais resultantes da prática social , com o tempo surgiu a educação que é a transformação da natureza e analisou as práticas corporais que constituem na educação física. De acordo com Newton Duarte o processo da história se tornou possível por meio de uma organização corporal, Newton defende que há uma diferença entre o gênero humano e a espécie humana , pois a espécie humana é determinada pelas leis do desenvolvimento, e o gênero humano é através de leis sociais e histórica. Contudo o processo histórico acabou levando para o esporte que é uma prática corporal e abordada como uma atividade histórica , e assim o desenvolvimento estão ligados ao processo de trabalho e de construção da cultura humana.


Letícia cunha

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos