Relatos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula do dia 12/09/2017

2 participantes

Ir para baixo

Aula do dia 12/09/2017  Empty Aula do dia 12/09/2017

Mensagem por DiegoCezar Qui Set 14, 2017 1:23 am

O texto discutido em sala de aula abordava sobre a influência da tecnologia nas nossas vidas e como ela pode auxiliar na má-condição de vida e no sedentarismo. As pessoas estão sempre utilizando máquinas para executar até as funções mais simples e isso acarreta uma menor movimentação das pessoas contribuindo assim para os malefícios supracitados.
Segundo Foss e Keteyan ‘’ a prática de atividade física regular e orientada é o fator determinante para o controle da obesidade, hipertensão arterial, doenças coronarianas e para a melhoria da qualidade de vida ‘’. Doenças coronarianas são o resultado da formação de placas de aterosclerose, que são placas de tecido fibroso e colesterol, que crescem e acumulam-se na parede dos vasos a ponto de dificultar ou então impedir a passagem do sangue. As formas de prevenção das doenças coronarianas são por meio da atividade física e de uma alimentação saudável, o texto ainda fala que outro fator que pode contribuir para o surgimento dessas doenças é o monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro.
Os métodos mais utilizados para a avaliação do peso corporal e dos riscos coronarianos são o IMC – Índice de Massa Corporal – o IMC é um método simples e prático, baseado em índices obtidos a partir da medida do peso corporal e da estatura do mesmo indivíduo, ou seja, divide-se o peso corporal pela estatura ao quadrado e o RCQ – Relação Cintura Quadril - o RCQ tem como objetivo avaliar o risco que o indivíduo pode ter em relação a doenças do coração, devido ao acúmulo de gordura localizada na região abdominal.
Depois da discussão fomos divididos em equipes pelo professor para realizar um trabalho com o colégio inteiro. Tínhamos em mãos as medidas da RCQ do colégio (6 ano do ensino fundamental até o 3 ano do ensino médio) e cada equipe ficou responsável por uma sala e com isso, tínhamos que fazer um gráfico com todas essas medidas.


DiegoCezar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Aula do dia 12/09/2017  Empty Re: Aula do dia 12/09/2017

Mensagem por sam_enf@hotmail.com Dom Set 17, 2017 8:07 pm

Resumo do texto de Educação Física

Pedro Henrique Sales

O texto fala sobre a relação cintura quadril e o índice de massa corporal. O avanço tecnológico trouxe consigo várias facilidades para o nosso dia-a-dia, como a utilização do controle remoto, do elevador, do carro e dos mais variados eletrodomésticos, entre outros. As pessoas estão sempre utilizando uma máquina para realizar o trabalho, o que significa que estão movimentando-se menos e assim subtraindo movimentos que estavam inseridos no seu dia-a-dia.
Houve então a necessidade do individuo determinar um período do dia exclusivamente para realizar uma atividade física, com vestuário, ambiente e acompanhamento adequado, o que muitas vezes constitui uma dificuldade pelos mais variados motivos, sendo a falta de tempo e o excesso de trabalho os mais alegados. A atividade física é o foco de várias pesquisas que envolvem a melhoria da qualidade de vida. A prática de atividade física regular e orientada é o fator determinante para o controle da obesidade, hipertensão arterial, doenças coronarianas e para a melhoria da qualidade de vida.
Uma das formas mais eficazes de realizar esse acontecimento é a medição do RCQ e do IMC, ambas utilizadas para realizar o presente estudo com os professores praticantes de futebol da Associação de Docentes da Universidade federal do Piauí – ADUFPI. A falta de atividade física é um fator visível do elevado índice de excesso de peso encontrado na sociedade moderna, associada a um estilo de vida inadequado. No entanto, não devemos prender nosso pensamento apenas na falta de atividade física, mas também em hábitos de vida inadequados que acabam corroborando para uma qualidade de vida ainda mais deficiente.
A inatividade física está relacionada a um fator de risco para a ocorrência de um ataque cardíaco. Nesse sentido devemos nos voltar para importância da conscientização da população para a atividade física. Outro fator que influencia diretamente no estilo de vida do individuo é o fumo. Com relação à aterosclerose é desconhecido o elo fisiológico exato entre o fumo e o surgimento da placa de ateroma.
A relação cintura quadril (RCQ) é uma forma bastante comum de estimar e perceber a distribuição da gordura dos segmentos superiores em relação aos segmentos inferiores, tendo sido desenvolvida para prognosticar o risco de doença crônica.

sam_enf@hotmail.com

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos