resumo do anoooo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

resumo do anoooo

Mensagem por Gabriel Melo em Seg Out 30, 2017 11:22 pm

Iniciamos o ano com discussões sobre a origem da educação física, onde começou? Quando começou? E como era praticada? Estes três questionamentos foram importantes para entendermos a evolução da educação física com o decorrer dos anos. Entrou também em pauta a educação física militarista no Brasil, que envolveu discussões sobre o período em que não só o Brasil estava passando, mas sim o mundo.
A educação física se inicia desde as primeiras civilizações (Período dos homens das cavernas), principalmente nesse período eles se locomoveram muito de um lugar para o outro e desde de já praticando atividade física. Depois discutimos sobre o começo de tudo na Europa enfatizando Roma e Grécia (neste período o homem era formado desde já com um corpo preparado para batalha), falamos sobre o império romano e sua relação de aliança com a igreja católica, e enfim chegamos ao Brasil.
Os professores eram em grande maioria militares que levaram para as escolas os rígidos métodos militares, o auge da militarização das escolas correspondem a um projeto idealizado pela ditadura do estado novo. Muito importante ressaltar que o estado novo se preocupava com a educação em busca de formar uma nação. Começou a forma profissionais capacitados para ensinar, diferente do período militarista que era ensinada por militares. Buscavam forma homens preparados para a guerra e representava um aprimoramento estético,’’ houve uma mudança na concepção esportiva nacional com a instauração do novo regime, prova disso as criações de algumas instituições e também construção de várias praças de esporte (estádios de futebol), importante lembrar que um dos principais objetivos do estado novo é a formação do homem brasileiro, se apoiando na ideia do aperfeiçoamento da raça. A educação servia como um meio de alienação dos jovens no quesito de formar uma nação forte.
Compreende esse ano de que a educação física está relacionada diretamente a política e a situação em que nossa sociedade se encontra. O esporte é o principal meio de manipulação de massa, eles conseguem ‘’ tampar’’ nossos olhos para não percebermos os reais problemas que o ocorrem em nossa sociedade, o esporte deveria ser utilizado para fins positivos pelo o nosso governo como por exemplo tirando jovens da rua, mas na verdade é utilizado para manipular a massa.
Portanto, se compreende a evolução da educação física juntamente com todo o mundo, sua capacidade de manipular a população, a maneira como ele evolui no brasil desde o período militar até os dias de hoje. E nesse período de final de ano compreende que não adianta praticar atividade física de qualquer maneira achando que estará imune a várias doenças, além de praticar atividade física com organização outros fatores estão ligados o bem estar de um indivíduo.

Gabriel Melo

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum