resumooo do ano

Ir em baixo

resumooo do ano

Mensagem por Sarah Menezes em Ter Out 31, 2017 2:10 am

Durante o ano, discutimos várias coisas voltada a educação física, esportes e etc. Discutimos sobre a educação física no estado novo, como ela era desenvolvida e implementada, que ocorreu várias mudanças em vários tipos de campo, mas principalmente na educação e na política. Uma das principais preocupações para o Estado era a educação, pois o seu objetivo evidente era a formação de uma nação forte. Nas aulas, a educação física representava um aprimoramento estético, e era direcionada aos jovens, mostravam que a nação forte estava sendo construída e que formavam cidadãos para a guerra, e a preocupação passava a ser os profissionais que eram capazes de educar, por causa da relevância que a educação física na época tinha.
Discutimos também como desde sempre a educação física é presente na vida do homem, a partir do momento que eles necessitavam caçar, fugir, lutar, etc para sobreviver.
Na Grécia antiga, onde foi criado os jogos olímpicos que homenageavam o maior dos deuses, Zeus, o exercício físico era instrumento de formação moral e espiritual, e no corpo, o que mais valorizavam era suas formas, sua beleza. E em suas principais cidades, Atenas e Esparta, o exercício físico em cada uma tinha seus conceitos e objetivos. Atenas explorava a estatística, já Esparta se dedicava mais aos combates. Na Roma, o exercício físico era usado para a preparação militar, e eles se inspiravam nos jogos da Grécia para fazerem os seus. Hoje em dia, a educação física já é vista de outra forma, pra a maioria dos jovens, essa disciplina só é para ir a alguma quadra e jogar qualquer tipo de jogo, sendo que tem toda uma historia por trás. Apesar disso é inegável o legado do militarismo para a essa educação física da atualidade.
Também fizemos a comparação entre dois autores Genovese (1988) e Rego (1968).
Genovese retratava a escravidão negra nos EUA, que se inicia no século XVII, quando práticas escravistas similares às em colônia na América Latina, e foi terminada em 1863 por Abraham Lincoln. E Rego retratava sobre a capoeira, que teve origem no Brasil pelos escravos trazidos da África. Durante esse período de escravidão no Brasil, os escravos deram origem a um modo de defesa, um movimento corporal de resistência contra seus senhores, que proibia qualquer tipo de luta ou algo do tipo.
Também houve questionamentos, como “De que maneira o esporte tem atuado como uma política pública no Brasil e qual a sua importância nessa função?” O esporte tem sua grande porcentagem de importância na ajuda a formação dos cidadãos, não só no Brasil, mas no mundo. Ele ajuda principalmente em alguns problemas sociais, a evitar doenças, e principalmente, combater a violência.
Já ouvimos inúmeros casos de pessoas que através dos espertos, se curou da depressão, pois o esporte pode reduzir alguns efeitos do humor depressivo nas pessoas, além de ajudar no controle do peso, na proteção contra doenças cardíacas e até mesmo o câncer. Mas tem que ser praticado de forma regular, sem exageros, pra não causas outros danos ao corpo e a saúde.
E um dos últimos assuntos, que também foi o tema para um trabalho de sala, foi sobre IMC (índice de massa corporal), é um padrão internacional de cálculo da obesidade que é a forma mais fácil de saber se uma pessoa está com o peso ideal ou não. Dependendo da idade, índices abaixo de 18.5 não são considerados saudáveis, mas a pessoa pode ter muita massa e ser saudável. Praticar esportes e ter uma boa alimentação ajuda a ter um corpo saudável e em forma. Ajuda também a evitar várias doenças.

Sarah Menezes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum