Resumo do ano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resumo do ano

Mensagem por Clara Ferreira em Ter Out 31, 2017 2:18 am

No início do ano aprendemos que a educação física é presente na vida do ser humano desde o período dos primeiros hominídeos, onde se encontravam em situações do dia a dia: caçar, pescar, lutar, pular, etc. para então tentarem sobreviver aos desafios que passavam todos os dias.
Milhões de anos depois, ocorre um marco importante na história da educação física: a educação física militarista, que acontece na época do governo de Getúlio Vargas, onde os conhecimentos eram passados para os alunos por militares. Nesse período a geração de jovens viveu alienada e submissa ao governo e sua ideologia, o que ainda ocorre muito nos dias atuais, e como a mídia é um grande sistema de manipulação de massa.
Houve também o período da Idade Média, na Grécia haviam duas principais cidades: Esparta e Atenas, onde em uma era valorizada a cultura militar e corpos esculturais, e em outra era valorizado o pensar humano, onde viveram diversos filósofos que são fundamentais para a formação do conhecimento. Nessa época, começou a criação dos jogos olímpicos e maratonas, o que permanece presente ainda na sociedade contemporânea.
Logo após, estudamos a capoeira e escravidão, a capoeira começou a surgir em mais ou menos 1920, criada como forma de luta com uma mistura de dança. Entra também a questão cultural e religiosa que tanto foi infringida, por questões de interesses.
E já no finalzinho do ano, estudamos a educação física como política pública e como ela faz diferença na vida do ser humano, também foi discutida a desvalorização dos profissionais de saúde no Brasil, e como a saúde anda em segundo, terceiro... décimo plano, e como sem a valorização dela pode trazer sérios riscos à vida.

Clara Ferreira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum