Entendimento sobre a aula

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entendimento sobre a aula

Mensagem por Gabriel Melo em Seg Abr 10, 2017 10:28 pm


É importante ressaltar, que para compreender o aprimoramento da educação física durante o período do estado novo (período incluído durante o governo do populista Getúlio Vargas), precisa-se relembrar como a educação física era implantada no período militarista.
  Educação física militarista no brasil, recebeu esse nome pois foi praticada no período da ditadura que ocorreu no governo de Getúlio Vargas. Os professores eram em grande maioria militares que levaram para as escolas os rígidos métodos militares, o auge da militarização das escolas correspondem a um projeto idealizado pela ditadura do estado novo. Depois de relembrar um pouco sobre a educação física neste período, agora podemos falar sobre seu aprimoramento durante o estado novo.
  Historicamente o estado novo é um período marcado por grandes mudanças na política e educação, principalmente na educação física. Muito importante ressaltar que o estado novo se preocupava com a educação em busca de formar uma nação. Começou a forma profissionais capacitados para ensinar, diferente do período militarista que era ensinada por militares. Buscavam forma homens preparados para a guerra e representava um aprimoramento estético,’’ houve uma mudança na concepção esportiva nacional com a instauração do novo regime, prova disso as criações de algumas instituições e também construção de várias praças de esporte (estádios de futebol), importante lembrar que um dos principais objetivos do estado novo é a formação do homem brasileiro, se apoiando na ideia do aperfeiçoamento da raça. A educação servia como um meio de alienação dos jovens no quesito de formar uma nação forte.
  “10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas proclamava o Estado Novo, fechando o Congresso e nomeando todos os governadores de Estado e prefeitos do País por ato pessoal do Presidente, canceladas as eleições gerais previstas para 1938. Getúlio, até então governando o Pais como Presidente pela Constituição de 1934, tornou-se ditador com apoio do Exército sob comando do General Eurico Gaspar Dutra, Ministro da Guerra”. “A violenta ditadura do Es¬tado Novo de Getúlio Vargas faz a repressão do regime militar de 1964 parecer castigo de normalista quando existia disciplina nas escolas.”
*http://jornalggn.com.br/comment/779155
*http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/12760-getulio-vargas-o-pai-caudilho-de-lula.html

Gabriel Melo

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum