2° texto Ed. física

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2° texto Ed. física

Mensagem por lore em Ter Abr 11, 2017 12:46 am

Muito se comenta sobre a educação física nas escolas hoje em dia e sua importância, mas poucos sabem como ou quando ela foi implantada no Brasil e em quais circunstâncias. Afinal, qual o motivo de estudarmos a origem de uma matéria escolar?
 Parafraseando Mário de Andrade, “passado é lição para refletir, não para repetir”. E isso perceber observando o Estado Novo, uma fase do governo Vargas em que a educação física deixou de ser desvalorizada e passou a ser superestimada. Assim se tornou obrigatória nas escolas, para que os jovens, considerados por Vargas o “futuro do país” pudessem ter melhor saúde e disciplina.
Mas não era tão simples, no começo não haviam profissionais capacitados para dar aulas para crianças. Por isso os professores eram do exército e usavam a mesma rigidez com os alunos, crianças ainda e os soldados, “homens feitos” e já acostumados com aquilo. Desta forma era até mais fácil despertar, aos poucos, o patriotismo daqueles garotos.
E era essa uma das intenções do governo, despertar o patriotismo para que fosse mais fácil manipular o povo. Com isso, no finalzinho do Estado Novo até censuraram os meios de comunicação do país na época, como jornais e rádios.
avatar
lore

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum