Entendimento sobre o texto referente à aula sobre Capoeira e escravidão: movimento de resistência versus submissão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entendimento sobre o texto referente à aula sobre Capoeira e escravidão: movimento de resistência versus submissão

Mensagem por Carlos Eduardo em Seg Abr 24, 2017 11:44 pm

CAP
Professor: Ramon Luduvico
Aluno: Carlos Eduardo Silva Dias


Capoeira e Escravidão: movimento de resistência versus submissão


Na passada aula discutimos sobre dois autores importantes e suas referências, o primeiro Genovese que se referia à escravidão negra nos EUA, e o segundo Rego que faz referência à ao jogo de luta dançada denominado capoeira , o qual teve suas origens num Brasil Colonial , de regime escravocrata.
Diante de análises comparativas associadas à esses dois autores podemos destacar alguns pontos e a visão de que os supracitados nomes tinham à respeito de cada tópico.
O primeiro tópico à se tratar tinha o seguinte título: " Origem da Capoeira: A introdução do Negro No Brasil " no mesmo, podemos discutir como os dois autores defendiam sobre a Capoeira e como a mesma foi um bom aliado para os escravizados, em termos de disfarces, divertimentos e até mesmo de servis como rituais religiosos. O próximo ponto de referia justamente ao rituais religiosos dos escravos e da fé que foi desenvolvida à partir da senzala, um sincretismo religioso, que dá origem à Religião Africana, o título desse tópico é o seguinte: " Religião Africana x Cristianismo " , aí observar podemos, como que deu à surgir a Religião Africana, com mistura de um pouco do Cristianismo, sua crença, seus Santos que por sinal ganharam novos nomes, e também como se eram feitas saia preces antes de um ritual capoeiristíco, que englobava a Religião também.
E por fim com o tema: " Capoeira e Escravidão: Resistência ou Acomodação? " Refletimos em cima do ponto de vista de Genovese e Rego, sobre como essa capoeira foi aliada dos negros Escravos, em tudo se falando, podemos dizer que esse tópico foi um englobalizador de tudo que tratamos nos outros.

Concernente à essa experiência vivida em sala de aula posso dizer que, foi uma verdadeira e vasta discussão sobre a cultura negra que nos leva ao capoeirismo, em que adquirimos mais conhecimento sobre o tema tratado.

Carlos Eduardo

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/04/2017
Idade : 15

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum