texto de educação física 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

texto de educação física 3

Mensagem por lore em Ter Abr 25, 2017 1:47 am

A capoeira, tema discutido na aula anterior, teve origem durante a escravidão aqui no Brasil. Quando africanos eram tirados de suas famílias para trabalhar nas fazendas, assim, sem escolha de nada eram expostos a frio, fome, torturas, dentre outras coisas.
As fugas se tornavam cada vez mais organizadas, mas pouco adiantava já que um escravo desarmado e a pé, podia ser recuperado facilmente pelos capitães do mato, que estavam sempre armados. Com isso, perceberam que precisavam de uma forma de resistência.
 Assim surge a capoeira. Sua função era muito mais de defesa que de ataque, mas de qualquer forma os senhores de engenho não permitiriam que eles desenvolvessem forma alguma de luta, assim os escravos adicionaram música e ritmo, fazendo assim com que parecesse uma dança, por isso muitos hoje em dia não sabem dizer se é uma luta ou uma dança.
Mas a capoeira não foi a única coisa camuflada, os escravizados também eram obrigados a seguir a religião dos seus senhores, o cristianismo, mesmo já tendo outra crença. Assim trocaram nomes de santos para que, ao chamar por algum santo do cristianismo, estivessem, na verdade chamando por um de sua religião.
avatar
lore

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum