A escravidão e a Capoeira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A escravidão e a Capoeira

Mensagem por JV.Bulhões em Ter Abr 25, 2017 3:18 am

Na aula de educação física do dia 11/04/16, foi tratado acerca da escravidão e da capoeira, retratando algumas semelhanças da forma de resistência em lugares diferentes e de que forma isso influenciou para o fim da mesma.
Um dos principais temas tratados, foi as semelhanças entre a escravidão no Brasil e a escravidão nos Estados Unidos, visto que, as duas tiveram formas de resistência diferentes, porém semelhantes. No Brasil, a forma que os escravos encontraram de resistir à escravidão foi a capoeira. A capoeira consiste em utilizar os pés para golpear o adversário. Ela também foi usada como forma de dança, visto que, os escravos enganavam os seus senhores desta forma.
Assim como no Brasil, os Estados Unidos também tinham suas formas de resistência, visto que, onde a escravidão, há resistência. Existiam várias formas de resistência, tanto no Brasil, como nos Estados Unidos. Os escravos organizavam rebeliões contra seus senhores, se suicidavam, fugiam, matavam os senhores. Tudo isso para demonstrar sua força, para que, de alguma forma, eles os libertassem.
O último tema a ser discutido, deixava uma pergunta: "Capoeira e Escravidão: Resistência ou Acomodação?". Tratava-se da forma como algumas pessoas enxergavam a capoeira. Após os escravos dominarem a capoeira, surgia uma certa "acomodação", pois, alguns não treinavam mais, assim, ficando mais "vulneráveis". Dados esses acontecimentos, foi visto que a capoeira foi extremamente importante para a resistência dos escravos, assim, fazendo-os resistir e tentar por um fim na escravidão.

JV.Bulhões

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum