Resumo da Aula: O esporte como política pública no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resumo da Aula: O esporte como política pública no Brasil

Mensagem por Samuel Sena em Ter Jun 06, 2017 2:36 am

A última aula teve como tema principal a importância do esporte como política pública no Brasil. Há algum tempo o conceito de esporte sofreu transformações, deixou de ser apenas uma simples atividade de lazer ou competição e passou a ser também um fenômeno social, visto que é praticado por pessoas de diferentes classes e idades, além disso o esporte também é visto como atividade econômica que traz benefícios nas esferas biológica, psicológica, social e física.
    Na esfera biológica o esporte, como já é de conhecimento quase unânime, proporciona benefícios fisiológicos no que tange à prevenção de doenças. Na esfera psicológica já é comprovado que o exercício físico presente no esporte ativa, melhora e protege a função cerebral e previne doenças mentais. Na esfera social, uma dimensão não valorizada devidamente, o esporte ajuda na formação de princípios e valores éticos e morais, no senso de companheirismo e respeito mútuo. No entanto, o que vê-se ao ligar a televisão é oposto ao real objetivo do esporte, a violência nos estádios é infelizmente notória, torcidas organizadas e jogadores rivais se agridem, ferindo o espírito esportivo e a competitividade inerentes ao esporte. Para isso são criadas regras que mantêm as práticas esportivas sob controle e diminuindo ainda que pouco a violência. Nesse contexto o esporte age como forma civilizada de intervenção social, promovendo benefícios em todas as áreas já citadas.
    No Brasil o esporte se faz necessário como uma política pública que ajuda a resolver problemas comuns à sociedade. Nos últimos anos, o esporte em um plano internacional (competitivo) e o esporte como forma de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população, influenciaram a intervenção do Estado no Setor esportivo de tal forma que este tornou-se um direito do cidadão perante leis e perante a Constituição.
    Concluindo, o esporte é um meio de intervenção social em diversas esferas da sociedade, e uma política pública indispensável à sociedade, já que visa o bem-estar comum desta e contribui para a resolução de problemas sociais (contribuição esta que é um dos principais motivos da existência de leis de incentivo ao esporte). Basta no entanto, cobrar e fiscalizar esse direito que todo o cidadão tem para as melhorias e os resultados sejam visíveis e façam efeito na sociedade.

Samuel Sena

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum