Aula e texto: Esporte e sociedade.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula e texto: Esporte e sociedade.

Mensagem por Beatriz Ayade em Dom Jul 16, 2017 11:36 pm


Texto 11/07:

    Muito se tem discutido, recentemente, acerca do esporte ter um papel importantíssimo na formação do homem e seu papel na sociedade. Esse assunto vem sendo discutido já há algumas aulas, pois eu percebi um vínculo entre o texto atual e o artigo da aula passada,  "A importância do esporte como política pública no Brasil". O reconhecimento imediato dessa associação se dá ao momento em que percebemos que as duas publicações falam do esporte como uma ferramenta que podo formar o caráter de um cidadão.

   Aprendemos que a secularização, segundo Max Weber, se trata da desmistificação aplicada nas justificativas de crenças e mitos, muito usadas quando a ciência ainda não era o principal método para o esclarecimento de questões místicas. E esse termo se aplica no esporte com o passar do tempo, quando percebemos que uma linha tênue que separa os rituais do passado com fins religiosos, as brincadeiras com o único propósito de lazer e o esporte de alto-rendimento como um negócio que movimenta bilhões foi criada.

    O Esporte também é citado como um instrumento de poder social, uma vez que podemos exemplificar isso com uma situação que é, infelizmente, bastante comum e cotidiana: a paixão inconsequente que domina alguns simpatizantes em geral. Como um colega de sala disse, muitas vezes os torcedores não conseguem mais diferenciar o esporte entre algo sadio, que proporciona apenas o prazer competitivo, e uma idolatria que beira a veneração religiosa.

   Por isso, temos que descobrir e compreender o que termos como secularização, racionalização, civilização e distinção querem dizer, para que assim possamos criticar como estes podem contribuir para analisarmos as consequências que o esporte de alto-rendimento e sua implementação no contexto mundial pode trazer. Uma questão que influência a vida de milhões pessoas e movimenta bilhões em âmbito monetário não deve ser ignorada para que não nos tornemos cidadãos alienados.
avatar
Beatriz Ayade

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 16
Localização : Jequié - Bahia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum