Aula do dia 11/07

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula do dia 11/07

Mensagem por Gabriella almeida em Dom Jul 23, 2017 12:24 am

Muito se tem discutido, acerca da importância do esporte em diversos sentidos seja para o melhor desenvolvimento da nossa saúde, educação, lazer e até mesmo para promover a paz em meio aos conflitos e guerras entre diversos países, quando digo promover a paz quero dizer que diante de um conflito um jogo pode paralisar o mesmo, assim promovendo paz.
O esporte ele está muito presente na cultura do nosso país, ele consegue juntar o indivíduo e a sociedade ao mesmo tempo, ele está nos negócios e marketing, ele abrange do público mais necessitado ao de menos precisão (em relação financeira).
Para compreender mais sobre o esporte precisamos saber oque é secularização e racionalização. A secularização é quando substituímos as explicações religiosas para os mais diversos fenômeno, um exemplo é nos rituais em que havia exigências físicas, pois essas práticas celebravam a beleza, o corpo e a força. No texto que lemos com Ramon dizia que o esporte de que vemos hoje acaba com a aparência de rituais mágicos para virar algo secularizado, sem se estruturar na religião, assim incorporando elementos racionais, no texto ele dá um exemplo de como alguns objetos de um time é adorado como se fosse um culto, então nesse momento é como se em jogos de futebol existisse religiosidade com adoração divina e crendices.
Já a racionalização trata do uso da razão instrumental na ação humana, na racionalização o esporte perderia o caráter religioso, guardando então o culto ao corpo, o conteúdo lúdico e o ritual simbólico da equipe, das cores e do pertencimento, oque significa tomar atitudes e decisões descartando os elementos de natureza pessoal, afetiva e emocional.
Além desses dois aprendemos também sobre o processo civilizador, esse processo vai explicar que o esporte é como uma válvula de escape que quando precisamos descontar a raiva podemos, mas dentro dos nossos limites  ele vai fazer com que nos controlemos em relação aos nossos instintos primitivos, ou melhor dizendo o nosso auto controle individual, no esporte oque é interessante é que podemos exercitarmos a violência sem o verdadeiro ato de violência, além dos próprios jogadores os torcedores se comportam de uma maneira que não seria possível em outros lugares.

Aluna:Gabriella Meira

Gabriella almeida

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum