Resumo da Aula: O Esporte a a Sociedade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resumo da Aula: O Esporte a a Sociedade

Mensagem por Samuel Sena em Ter Jul 25, 2017 4:01 am

Na última foi discutida a relação entre esporte e sociedade e seus efeitos no meio social. Primeiramente, discutiu-se que o esporte tem um papel importantíssimo na formação do homem para a vida social (o esporte como meio de inserção social). Além disso foi visto que o esporte está intimamente ligado à cultura do país, no Brasil, por exemplo, o futebol faz parte da identidade do povo. No entanto, o esporte acaba se tornando também um grande negócio, visto que são disponibilizados investimentos para infraestrutura e há também uma imensa publicidade que propaga mais ainda essa visão comercial do esporte.
O texto estudado traz três visões diferentes do esporte na atualidade: o esporte dento da secularização, no qual é retirado o caráter religioso e acaba sendo um pouco desvinculado do objetivo principal, além de perder um pouco do seu caráter mágico; o esporte dentro da racionalização, onde este deixa de ser uma mera brincadeira e passa a ser de alto-rendimento (perde o caráter lúdico inicial), o esporte agora é uma atividade regulada por normas e há introdução de tecnologias que materializam esse aspecto; e o esporte como forma de poder, onde pode-se percebê-lo como intervenção social.
No que tange ao último aspecto citado acima é importante destacar que na realidade no qual se vive o esporte é fruto de uma distinção de grupos sociais e reproduz a segregação, já que apenas os que têm bens materiais é que têm acesso à prática esportiva. Mesmo o esporte sendo um direito previsto na constituição, ainda há falta de locais e profissionais que possam dirigir as práticas esportivas, portanto o esporte deve ser disseminado através de políticas públicas.
Concluindo, a racionalização acaba impondo um padrão de jogo, o que retira o caráter lúdico do esporte que faz parte da cultura do povo que o pratica. Percebe-se também a falta de estrutura nos ginásios e estádios que acarreta na prática não sistematizada do esporte. O esporte possui uma dimensão totalmente voltada ao alto-rendimento (agravado pela mídia e pela publicidade) e uma dimensão educativa no qual há participação e cooperação de todos no universo esportivo, onde o caráter lúdico deste é sempre relembrado pela cultura local . O esporte é um elemento cultural que se insere na sociedade e a integra de diversas formas dependendo da finalidade que é dada à prática dele.

Samuel Sena

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum