Aula e texto: Esporte, cultura corporal e hegemonia.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula e texto: Esporte, cultura corporal e hegemonia.

Mensagem por Beatriz Ayade em Qua Ago 16, 2017 3:27 am

Texto 01/08 - 15/08:
    O esporte teve sua origem com bastante características religiosas. Em esportes como a capoeira, por exemplo, tínhamos uma grande perspectiva de crenças. A fé que estava presente neste esporte era o resultado de um dos contextos sociais em que aqueles seres humanos viviam. Depois da Revolução Industrial e um pouco mais adiante, durante a Guerra Fria, o esporte foi se alterando em função da sociedade e a sociedade se alterava em função do esporte. Ficou claro para nós enquanto discutíamos esse assunto que os dois exerciam mudanças entre si.

    O capitalismo pode ser visto como um sistema cruel. O querer de cada indivíduo é necessário para que progridam, pois o sistema exige muito de cada um e alguém que não quer, tem grandes possibilidades de não conseguir. Nesse modelo econômico-social, existem a grande maioria de perdedores e raros, superestimados vencedores. Não iremos entrar no assunto de meritrocacia por agora, obrigada. Com essa estrutura constitucional, o esporte começou a ser visto sobre outros olhos. A prática de alto-rendimento surgiu, rompendo o significado de apenas lazer nos exercícios físicos. A sociedade moldada por culturas foi reconhecendo a luta de poder e novas armas precisavam ser encontradas.

    Esse novo artifício agora é utilizado na busca por essa supremacia governamental, ao que é descoberto que ele pode ser muito mais eficaz para uma manipulação em massa. Cada cidadão pode ser influenciado por fatores culturais como a família e a educação escolar, mas no esporte de alto rendimento, a torcida e a idolatria podem manipular tão facilmente cidadãos influenciados e dominados. Um dos recursos mais estáveis e poderosos conhecidos até então foi concebido na busca da primazia política.
avatar
Beatriz Ayade

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 15
Localização : Jequié - Bahia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum