entendimento dos assuntos abordados em sala
Página 1 de 1
entendimento dos assuntos abordados em sala
Colégio Antônio Pinheiro – CAP
Aluna: Naila Maria Almeida Costa
Professor: Ramon
Data: 06/03/2017
Disciplina: Educação física
Compreensão do texto e comentários sobre a aula: reflexões historiográficas sobre a educação física militarista
O primeiro parágrafo do texto e o primeiro comentário na aula foram sobre a história da educação física na época da ditadura militar brasileira.
De forma geral, é importante a prática da educação física, sendo ela uma atividade física ou um exercício físico. Sabemos que não é de hoje que a praticamos, mas a questão é: como ela surgiu nas escolas? Primeiro, é preciso compreender que hoje a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias. Foi inserida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável.
No decorrer do tempo, a educação física acabou ganhando um novo status “Ela não somente seria capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas também de incorporar o papel de uma prática eminentemente educativa”, como também outro “A educação física é um meio da educação”. Diante dessa nova visão da sociedade em relação a esse “esporte”, ficou bem mais favorável a infiltração da disciplina na grade curricular e consequentemente nas escolas.
Mas afinal, como surgiu a educação física? Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim, ele executa movimentos corporais mais básicos, período denominado como civilizações primitivas.
A manifestação cultural da atividade física produziu-se de formas diferentes, em função das necessidades e dos objetivos estabelecidos em cada período histórico e civilização. Assim, tem sido vista como atividade utilitária que possibilita a sobrevivência, como preparação para a guerra, como jogo ou atividade recreativa como método de educação física para a saúde, ou então como algo de competição. Dependendo do seu objetivo, cada cultura estabeleceu um modelo de educação física diferenciado, que em muitas ocasiões ainda existe.
Já na idade antiga, houve basicamente os mesmos princípios das primeiras civilizações, porém os movimentos adquiridos foram evoluindo e se expandindo de acordo com o território.
Na Grécia, com destaque para a cidade de Atenas e Esparta que viam a atividade física com um instrumento de formação moral e espiritual. Em Roma, no primeiro período, a educação física era utilizada para a preparação militar. No terceiro período, os romanos que se inspiravam nos jogos gregos, procuraram criar os seus próprios.
Na terceira etapa, que é a Idade média, A educação física deixa de evoluir como ciência, porém a prática de atividade física continua. O esporte medieval preferiu as atividades coletivas, como por exemplo, os jogos com bola. Um bom exemplo de esporte individual que se propagou de forma significativa, foi a luta.
Portanto, tudo isso colaborou para hoje termos essa educação física constituída por tantos movimentos, exercícios e jogos que é praticada por maior parte dos jovens (na escola) e adultos/ idosos.
Aluna: Naila Maria Almeida Costa
Professor: Ramon
Data: 06/03/2017
Disciplina: Educação física
Compreensão do texto e comentários sobre a aula: reflexões historiográficas sobre a educação física militarista
O primeiro parágrafo do texto e o primeiro comentário na aula foram sobre a história da educação física na época da ditadura militar brasileira.
De forma geral, é importante a prática da educação física, sendo ela uma atividade física ou um exercício físico. Sabemos que não é de hoje que a praticamos, mas a questão é: como ela surgiu nas escolas? Primeiro, é preciso compreender que hoje a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias. Foi inserida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável.
No decorrer do tempo, a educação física acabou ganhando um novo status “Ela não somente seria capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas também de incorporar o papel de uma prática eminentemente educativa”, como também outro “A educação física é um meio da educação”. Diante dessa nova visão da sociedade em relação a esse “esporte”, ficou bem mais favorável a infiltração da disciplina na grade curricular e consequentemente nas escolas.
Mas afinal, como surgiu a educação física? Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim, ele executa movimentos corporais mais básicos, período denominado como civilizações primitivas.
A manifestação cultural da atividade física produziu-se de formas diferentes, em função das necessidades e dos objetivos estabelecidos em cada período histórico e civilização. Assim, tem sido vista como atividade utilitária que possibilita a sobrevivência, como preparação para a guerra, como jogo ou atividade recreativa como método de educação física para a saúde, ou então como algo de competição. Dependendo do seu objetivo, cada cultura estabeleceu um modelo de educação física diferenciado, que em muitas ocasiões ainda existe.
Já na idade antiga, houve basicamente os mesmos princípios das primeiras civilizações, porém os movimentos adquiridos foram evoluindo e se expandindo de acordo com o território.
Na Grécia, com destaque para a cidade de Atenas e Esparta que viam a atividade física com um instrumento de formação moral e espiritual. Em Roma, no primeiro período, a educação física era utilizada para a preparação militar. No terceiro período, os romanos que se inspiravam nos jogos gregos, procuraram criar os seus próprios.
Na terceira etapa, que é a Idade média, A educação física deixa de evoluir como ciência, porém a prática de atividade física continua. O esporte medieval preferiu as atividades coletivas, como por exemplo, os jogos com bola. Um bom exemplo de esporte individual que se propagou de forma significativa, foi a luta.
Portanto, tudo isso colaborou para hoje termos essa educação física constituída por tantos movimentos, exercícios e jogos que é praticada por maior parte dos jovens (na escola) e adultos/ idosos.
Naila Maria- Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/03/2017
Idade : 22
Tópicos semelhantes
» Entendimento da aula
» ENTENDIMENTO DA AULA
» Entendimento da aula
» Entendimento sobre a aula do dia 28/03
» Entendimento da aula de capoeira
» ENTENDIMENTO DA AULA
» Entendimento da aula
» Entendimento sobre a aula do dia 28/03
» Entendimento da aula de capoeira
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos