Aula e texto: A importância do esporte como política pública no Brasil.
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Aula e texto: A importância do esporte como política pública no Brasil.
Texto 23/05:
Uma coisa que já percebi após todas as leituras desse ano é que não se pode inserir informações em textos científicos sem que tenhamos uma base explicativa sobre elas. Além da informação que o autor espera que o leitor tenha por sua própria experiência de vida, é de preferência que o mesmo nos dê um suporte para que o entendimento do artigo seja completo. Caso contrário, nós leitores, podemos ter um déficit que seria extremamente prejudicial para o entendimento de um texto informativo como esse.
E para falar da importância do esporte como política no Brasil, os primeiros parágrafos nos expõe esse alicerce para que o texto se desenvolva a partir disso. Nesse prelúdio vemos uma superestimação do esporte e seus montes de qualidades, que é exatamente o gancho onde o texto começa a se desenrolar. Do mesmo modo que para falar de como o esporte é beneficiário e o modo como pode ser implantado na política pública, o autor vê a necessidade de explicar o que é a política pública em si.
Quando estava lendo esse texto em casa tive um entendimento completamente diferente do que o professor explicou em sala. Refleti sobre o texto de forma totalmente diferente, mas não errônea. Acredito que me deixei levar por essa supervalorização da educação física e não me baseei nos malefícios que ocorrem quando esta é usada como meio de manipulação. Destaquei as partes boas como a aplicação de leis e a melhora das condições de saúde nesse artigo. São nesses momentos que vemos como as leituras desacompanhadas podem ser divergentes, pois tudo depende de uma interpretação que varia muitíssimo de pessoa para pessoa. Além de tudo, ver a opinião de outras pessoas sobre um mesmo texto onde você já tem um conceito e uma interpretação formada é intrigante.
Coincidentemente, no dia anterior eu tinha visto uma animação brasileira que tratava desse meio de política do pão e circo e até mesmo assisti outras pessoas deixando sua opinião sobre esse vídeo, mas mesmo assim não tinha o associado a esse texto até ouvir a interpretação do professor e de outros colegas sobre o mesmo. Assim que ouvi o que ele disse, em minha cabeça só veio a lembrança desse vídeo que assisti no dia anterior. No final desta aula, percebi que esse foi só mais um ótimo exemplo de como a educação física como um assunto social está cada vez mais entrelaçada com nosso próprio cotidiano.
link dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=RDYy6lGZopY
https://www.youtube.com/watch?v=3k3CrDFjMAo&t=268s
Uma coisa que já percebi após todas as leituras desse ano é que não se pode inserir informações em textos científicos sem que tenhamos uma base explicativa sobre elas. Além da informação que o autor espera que o leitor tenha por sua própria experiência de vida, é de preferência que o mesmo nos dê um suporte para que o entendimento do artigo seja completo. Caso contrário, nós leitores, podemos ter um déficit que seria extremamente prejudicial para o entendimento de um texto informativo como esse.
E para falar da importância do esporte como política no Brasil, os primeiros parágrafos nos expõe esse alicerce para que o texto se desenvolva a partir disso. Nesse prelúdio vemos uma superestimação do esporte e seus montes de qualidades, que é exatamente o gancho onde o texto começa a se desenrolar. Do mesmo modo que para falar de como o esporte é beneficiário e o modo como pode ser implantado na política pública, o autor vê a necessidade de explicar o que é a política pública em si.
Quando estava lendo esse texto em casa tive um entendimento completamente diferente do que o professor explicou em sala. Refleti sobre o texto de forma totalmente diferente, mas não errônea. Acredito que me deixei levar por essa supervalorização da educação física e não me baseei nos malefícios que ocorrem quando esta é usada como meio de manipulação. Destaquei as partes boas como a aplicação de leis e a melhora das condições de saúde nesse artigo. São nesses momentos que vemos como as leituras desacompanhadas podem ser divergentes, pois tudo depende de uma interpretação que varia muitíssimo de pessoa para pessoa. Além de tudo, ver a opinião de outras pessoas sobre um mesmo texto onde você já tem um conceito e uma interpretação formada é intrigante.
Coincidentemente, no dia anterior eu tinha visto uma animação brasileira que tratava desse meio de política do pão e circo e até mesmo assisti outras pessoas deixando sua opinião sobre esse vídeo, mas mesmo assim não tinha o associado a esse texto até ouvir a interpretação do professor e de outros colegas sobre o mesmo. Assim que ouvi o que ele disse, em minha cabeça só veio a lembrança desse vídeo que assisti no dia anterior. No final desta aula, percebi que esse foi só mais um ótimo exemplo de como a educação física como um assunto social está cada vez mais entrelaçada com nosso próprio cotidiano.
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https://www.youtube.com/watch?v=RDYy6lGZopY
https://www.youtube.com/watch?v=3k3CrDFjMAo&t=268s
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