Relatos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Texto referente à última aula. Papel do Esporte.

Ir para baixo

Texto referente à última aula. Papel do Esporte. Empty Texto referente à última aula. Papel do Esporte.

Mensagem por Carlos Eduardo Dom Jul 23, 2017 5:48 pm

Na aula passada discutimos um texto que tange ao papel do esporte, como o mesmo tem servido de formas variáveis na formação do homem, a sociabilidade moderna, e também como forma de educação e saúde.
  A sala foi dividida em três grupo juntamente com o texto. O primeiro grupo veio a falar sobre a racionalização e secularização do esporte, sua importante atuação social que vem gerar boas formas de convivência para o indivíduo, e de como o esporte ele vem ser tornando um "negócio", um "marketing" para o mercado, ou até mesmo uma "religião", hábito cultural, por conta de suas regras, suas organizações e a veneração forte por parte   dos torcedores, o que me chamou bastante atenção, pois até então nunca havia pensado nisso, e a partir dessas impressões pude ver o quão real é. A partir da apresentação do grupo ficou uma interrogação em nossas cabeças. "Esporte é uma religião?".
  O segundo grupo tratou sobre o esporte como processo civilizador,  essa é uma parte que gosto muito de falar, porque me recorda os primórdios do tempo, de como usado era o corpo e as práticas esportivas que foram se desenvolvendo. O esporte ele traz consigo muitas emoções à quem o admira, e por essa razão pode ser uma forma de civilizar o homem. Tomemos uma partida de futebol como exemplo, se algo acontece e não agrada ao torcedor, como um gol contra, o mesmo deve se conter em seus gestos e palavras, não causando a violência por conta de uma competição, isso eu pude viver nos nossos jogos internos. Sendo assim ficou também a seguinte pergunta: "Esporte é um controlador social?", e a resposta pode ser que sim, ele é um controlador, mas porque? Por se tornar algo que manipula as pessoas, algo que as faz conter seu ânimos e por ser um conteúdo social. Como forma de controle, relembro-me sempre do episódio em que uma guerra estava prestes a acontecer e o jogador Pelé, com suas palavras conseguiu cancelar tal evento. Assim também era na Grécia antiga, em tempos de jogos, todo e qualquer combate era cancelado. Sendo assim o esporte vem a ser sim, um dominador social!
  O terceiro e último grupo discutiu sobre o esporte e sua relação com o poder um assunto que provém do outro supracitado. As impressões trazidas foi sobre o esporte no campo econômico, o mesmo vem perdendo sua questão lúdica e se tornando um aliado do capitalismo, ele está servindo como forma de distinção de classes, de pessoas que são dominantes e dominadas.
 Conclui-se que os três processos (secularização, racionalização, civilização, e distinção) vem contribuir para a análise dos problemas que afetam o esporte que aqui pode ser retomados, a marketing, o esporte com forma de religião, os padrões, os efeitos dominantes e destinçores sociais. A questão é, com qual finalidade esse esporte vem sido aplicado e o sentido que as pessoas dão ao mesmo.
  Essa foi mais uma descrição de mais uma aula que abriu novos horizontes e conseguiu mudar minhas concepções sobre o campo esportivo.

Carlos Eduardo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/04/2017
Idade : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos