Entendimento da aula e do texto: reflexões historiográficas sobre a educação física militarista
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Entendimento da aula e do texto: reflexões historiográficas sobre a educação física militarista
Colégio Antônio Pinheiro – CAP
Aluna: Sarah Menezes
Professor: Ramon
Disciplina: Educação Física
Entendimento da aula e do texto: reflexões historiográficas sobre a educação física militarista
Desde sempre a educação física é presente na vida do homem, a partir do momento que eles necessitavam caçar, fugir, lutar, etc para sobreviver.
Na Grécia antiga, onde foi criado os jogos olímpicos que homenageavam o maior dos deuses, Zeus, o exercício físico era instrumento de formação moral e espiritual, e no corpo, o que mais valorizavam era suas formas, sua beleza. E em suas principais cidades, Atenas e Esparta, o exercício físico em cada uma tinha seus conceitos e objetivos. Atenas explorava a estatística, já Esparta se dedicava mais aos combates. Na Roma, o exercício físico era usado para a preparação militar, e eles se inspiravam nos jogos da Grécia para fazerem os seus.
E no Brasil, época do regime militar, era Vargas, a educação física era considerada educação física militarista, pois o intuito dos “professores”, que na verdade a maioria era militar, era preparar a juventude para defender a pátria. A ideia na visam do governo era fazer com que virassem um povo saudável e nacionalista. Hoje em dia, a educação física já é vista de outra forma, pra a maioria dos jovens, essa disciplina só é para ir a alguma quadra e jogar qualquer tipo de jogo, sendo que tem toda uma historia por trás. Apesar disso é inegável o legado do militarismo para a essa educação física da atualidade.
Aluna: Sarah Menezes
Professor: Ramon
Disciplina: Educação Física
Entendimento da aula e do texto: reflexões historiográficas sobre a educação física militarista
Desde sempre a educação física é presente na vida do homem, a partir do momento que eles necessitavam caçar, fugir, lutar, etc para sobreviver.
Na Grécia antiga, onde foi criado os jogos olímpicos que homenageavam o maior dos deuses, Zeus, o exercício físico era instrumento de formação moral e espiritual, e no corpo, o que mais valorizavam era suas formas, sua beleza. E em suas principais cidades, Atenas e Esparta, o exercício físico em cada uma tinha seus conceitos e objetivos. Atenas explorava a estatística, já Esparta se dedicava mais aos combates. Na Roma, o exercício físico era usado para a preparação militar, e eles se inspiravam nos jogos da Grécia para fazerem os seus.
E no Brasil, época do regime militar, era Vargas, a educação física era considerada educação física militarista, pois o intuito dos “professores”, que na verdade a maioria era militar, era preparar a juventude para defender a pátria. A ideia na visam do governo era fazer com que virassem um povo saudável e nacionalista. Hoje em dia, a educação física já é vista de outra forma, pra a maioria dos jovens, essa disciplina só é para ir a alguma quadra e jogar qualquer tipo de jogo, sendo que tem toda uma historia por trás. Apesar disso é inegável o legado do militarismo para a essa educação física da atualidade.
Sarah Menezes- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/03/2017
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