Relatos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Texto para aula do dia 01/08.

2 participantes

Ir para baixo

Texto para aula do dia 01/08. Empty Texto para aula do dia 01/08.

Mensagem por Admin Qui Jul 27, 2017 2:29 pm


Admin
Admin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/01/2017

https://edfisicaa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Texto para aula do dia 01/08. Empty Re: Texto para aula do dia 01/08.

Mensagem por sam_enf@hotmail.com Qui Ago 17, 2017 12:07 am

Pedro Henrique Sales


Resumo do texto ESPORTE, CULTURA CORPORAL E HEGEMONIA

        Este texto trata-se do esporte, cultura corporal e hegemonia. De acordo com Taffarel, os esportes tiveram sua gênese em um processo histórico que decorreu do trabalho. Assim, o esporte é um importante conteúdo da cultura corporal e abordado como uma atividade histórica, culturalmente desenvolvida. Segundo Escobar e Taffarel a cultura é o produto da vida e da atividade do homem.
        Portanto, é uma prática que, além de suas peculiaridades motoras, orgânicas, fisiológicas, é incluída no sistema de relações da sociedade. Esta prática corporal tem uma natureza complexa e, ainda, a subjetividade e as contradições entre os significados de sua natureza social e os sentidos atribuídos e de natureza pessoal que as envolvem não permitem a sua simples definição de ação motora.
        De acordo com Souza (2009), não devemos negar a pratica do esporte, mesmo sabendo todos seus condicionantes e modelos, sendo relevante apresentar outras possibilidades para a pratica do esporte no âmbito escolar. A outra reafirma suas bases epistemológicos trazendo firmemente as afirmações de Gramsci sobre a educação, política e conhecimento, e fazendo uma análise do que são os passos pedagógicos da mesma.  
       É necessários ampliar as possibilidades educacionais, alinhando-as a luta mais ampla de mudança radical da educação no brasil, da socialização do conhecimento, da renda, da terra, enfim, da justiça social. Assim como, é necessário que os conteúdos de educação física sejam socializados na escola, tratados dentro de um projeto maior de política cultural em prol da formação do novo homem e da nova mulher, aprofundando a conscientização de classe, assim como a formação política e a organização revolucionária.

sam_enf@hotmail.com

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos