Texto para aula do dia 01/08.
2 participantes
Página 1 de 1
Texto para aula do dia 01/08.
Olá galera, segue o texto à ser trabalhado na próxima aula.
Não esqueçam de levá-lo.
Abraço e boa leitura.
Copiei o link a baixo na barra de endereço do seu navegador.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiq1P3DuanVAhULmJAKHRT4AogQFgg3MAI&url=https%3A%2F%2Fportalseer.ufba.br%2Findex.php%2Frevistagerminal%2Farticle%2Fdownload%2F13430%2F14353&usg=AFQjCNFrxZt4NuRa1VIIGva2aBEgg0zOiw
Não esqueçam de levá-lo.
Abraço e boa leitura.
Copiei o link a baixo na barra de endereço do seu navegador.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiq1P3DuanVAhULmJAKHRT4AogQFgg3MAI&url=https%3A%2F%2Fportalseer.ufba.br%2Findex.php%2Frevistagerminal%2Farticle%2Fdownload%2F13430%2F14353&usg=AFQjCNFrxZt4NuRa1VIIGva2aBEgg0zOiw
Re: Texto para aula do dia 01/08.
Pedro Henrique Sales
Resumo do texto ESPORTE, CULTURA CORPORAL E HEGEMONIA
Este texto trata-se do esporte, cultura corporal e hegemonia. De acordo com Taffarel, os esportes tiveram sua gênese em um processo histórico que decorreu do trabalho. Assim, o esporte é um importante conteúdo da cultura corporal e abordado como uma atividade histórica, culturalmente desenvolvida. Segundo Escobar e Taffarel a cultura é o produto da vida e da atividade do homem.
Portanto, é uma prática que, além de suas peculiaridades motoras, orgânicas, fisiológicas, é incluída no sistema de relações da sociedade. Esta prática corporal tem uma natureza complexa e, ainda, a subjetividade e as contradições entre os significados de sua natureza social e os sentidos atribuídos e de natureza pessoal que as envolvem não permitem a sua simples definição de ação motora.
De acordo com Souza (2009), não devemos negar a pratica do esporte, mesmo sabendo todos seus condicionantes e modelos, sendo relevante apresentar outras possibilidades para a pratica do esporte no âmbito escolar. A outra reafirma suas bases epistemológicos trazendo firmemente as afirmações de Gramsci sobre a educação, política e conhecimento, e fazendo uma análise do que são os passos pedagógicos da mesma.
É necessários ampliar as possibilidades educacionais, alinhando-as a luta mais ampla de mudança radical da educação no brasil, da socialização do conhecimento, da renda, da terra, enfim, da justiça social. Assim como, é necessário que os conteúdos de educação física sejam socializados na escola, tratados dentro de um projeto maior de política cultural em prol da formação do novo homem e da nova mulher, aprofundando a conscientização de classe, assim como a formação política e a organização revolucionária.
Resumo do texto ESPORTE, CULTURA CORPORAL E HEGEMONIA
Este texto trata-se do esporte, cultura corporal e hegemonia. De acordo com Taffarel, os esportes tiveram sua gênese em um processo histórico que decorreu do trabalho. Assim, o esporte é um importante conteúdo da cultura corporal e abordado como uma atividade histórica, culturalmente desenvolvida. Segundo Escobar e Taffarel a cultura é o produto da vida e da atividade do homem.
Portanto, é uma prática que, além de suas peculiaridades motoras, orgânicas, fisiológicas, é incluída no sistema de relações da sociedade. Esta prática corporal tem uma natureza complexa e, ainda, a subjetividade e as contradições entre os significados de sua natureza social e os sentidos atribuídos e de natureza pessoal que as envolvem não permitem a sua simples definição de ação motora.
De acordo com Souza (2009), não devemos negar a pratica do esporte, mesmo sabendo todos seus condicionantes e modelos, sendo relevante apresentar outras possibilidades para a pratica do esporte no âmbito escolar. A outra reafirma suas bases epistemológicos trazendo firmemente as afirmações de Gramsci sobre a educação, política e conhecimento, e fazendo uma análise do que são os passos pedagógicos da mesma.
É necessários ampliar as possibilidades educacionais, alinhando-as a luta mais ampla de mudança radical da educação no brasil, da socialização do conhecimento, da renda, da terra, enfim, da justiça social. Assim como, é necessário que os conteúdos de educação física sejam socializados na escola, tratados dentro de um projeto maior de política cultural em prol da formação do novo homem e da nova mulher, aprofundando a conscientização de classe, assim como a formação política e a organização revolucionária.
sam_enf@hotmail.com- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/05/2017
Tópicos semelhantes
» Texto para aula do dia 11/04
» Texto para aula do dia 28/03
» Texto para aula do dia 17/10.
» Texto para aula do dia 11/04
» Texto para aula do dia 11 de Julho
» Texto para aula do dia 28/03
» Texto para aula do dia 17/10.
» Texto para aula do dia 11/04
» Texto para aula do dia 11 de Julho
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos